Vôlei masculino/Olimpíada: Quem vence? França ou Polônia?
- lopespo33
- 8 de ago. de 2024
- 2 min de leitura
Na disputa pelo ouro, os atuais campões olímpicos, os franceses, enfrentam os líderes do ranking mundial

França vai à final olímpica pela segunda vez seguida (Foto: FIVB)
Depois de ocupar o lugar mais alto do pódio em 1976, na cidade de Montreal, no Canadá, a Polônia volta a disputar a medalha de ouro. E os adversários serão os anfitriões, os franceses, campeões em Tóquio.
Donos de ataques poderosos e saques potentes, os poloneses contam com León, maior pontuador do torneio até aqui, com 94 acertos, e o melhor sacador, com13 aces. O ponteiro também é o segundo melhor atacante da competição. A equipe treinada por Nikola Grbic, ex-levantador sérvio, lidera o ranking da Federação Internacional de Vôlei, e vem de um triunfo contra os Estados Unidos na semifinal, partida que venceram por 3 a 2, com parciais de 25/23, 25/27, 14/25, 25/23 e 15/13.
Na outra semifinal, a França superou a Itália, só que por um sonoro 3 a 0, com 25/20, 25/21 e 25/21, mostrando muito volume de jogo, e desfrutando de ótimas atuações dos ponteiros Clevenot e Ngapeth, que marcaram 17 e 15 pontos, respectivamente. O oposto Patry fez 9 pontos. Já experiente e jogando em casa, a França desbancou os atuais campeões mundiais, os jovens italianos.
Agora, os apaixonados por vôlei poderão assistir a mais um confronto de gigantes, no sábado, dia 10, às 8 horas da manhã. De um lado, habilidade, técnica e muito talento representados pelo craque Ngapeth, e, do outro, força, vigor físico e explosão materializados na figura do cubano naturalizado polonês, Wilfredo León.
Aposto na França. Acho que jogando em casa, tendo o apoio de um enorme contingente de torcedores e gozando da condição de atuais campeões, os 'azuis' levam certa vantagem. Eles terão incentivo e suporte, mas a pressão será igualmente grande. Já a Polônia carrega o fato de ter ganhado a medalha de ouro em um longínquo 1976. É bem verdade que, recentemente, conquistaram o campeonato mundial em duas oportunidades (2014 e 2018), mas, em jogos olímpicos, depois da única medalha de ouro, só conquistaram o quarto lugar em 1980.
Comments