Vôlei feminino/Olimpíada: Brasil supera a República Dominicana e vai à semifinal
- lopespo33
- 6 de ago. de 2024
- 2 min de leitura
Seleção nacional se junta à Turquia, equipe que tinha se classificado mais cedo

Brasil chega à semifinal olímpica mais uma vez (Foto: FIVB)
O placar foi o mesmo dos outros jogos, ou seja, foi uma reprise: 3 a 0. Só mudaram as oponentes, que, desta vez, eram as dominicanas. E elas viram o Brasil marcar 25/22, 25/13 e 27/17 em uma partida marcada pelo jogo coletivo, que produziu excelente aproveitamento do bloqueio e da defesa por parte da seleção verde e amarela. Concentração e foco, que já destaquei em texto anterior, têm sido fundamentais para uma campanha que garante, até aqui, vitórias sem perder nenhum set. No confronto de hoje, foram 43 pontos de ataque, contra 30 da República Dominicana, além de 10 pontos de bloqueio (diante de 4 das dominicanas) e 5 de saque (as adversárias anotaram 2). Gabi marcou 20 pontos e Ana Cristina, 14. Agora, o Brasil aguarda o vencedor do embate entre Estados Unidos e Polônia, que jogam às 12 horas, horário de Brasília.
Na primeira partida das quartas de final, entre China e Turquia, que fizeram um duelo equilibrado, marcado pelo jogo coletivo de um lado, o chinês, e os ataques potentes de Melissa Vargas, do outro, deu Vargas. A oposta anotou 42 pontos na partida; a segunda maior pontuadora da Turquia foi a ponteira Baladin, com 13.
Na China, Li fez 25 pontos, Zhu, 19, Gong, 18 e Yuan, 11. Essa pontuação é fruto de uma distribuição mais homogênea da levantadora Diao e, portanto, mérito da equipe asiática, que marcou mais pontos de bloqueio (12 a 8), mas pontuou menos no ataque, ainda que mais equilibrada no fundamento (66 contra 78 das turcas). O aproveitamento dos contra-ataques da Turquia, reflexo do bom volume de jogo, sobretudo nos momentos decisivos, fez a diferença.
Assim, restam duas partidas: EUA x Polônia, já mencionada, e Itália x Sérvia, cujo time vencedor enfrentará a Turquia.
Comments