O extremo sul da Bahia: Caraíva
- Pablo de Oliveira Lopes
- 8 de set. de 2024
- 2 min de leitura
Conheça um pouco das belezas de um dos distritos de Porto Seguro
Por Marilene Tuler
Com a colaboração de Pablo de Oliveira Lopes

O mar em Caraíva: o Nordeste do Brasil tem praias lindas, com água quente (Foto: Marilene Tuler)
Caraíva é uma comunidade litorânea e ribeirinha situada em Porto Seguro, no extremo sul do estado da Bahia, na região nordeste do Brasil. Com uma população de 1.000 habitantes (até menor, segundo algumas fontes de consulta), Caraíva fica a 69 quilômetros da sede de Porto Seguro e a 740 quilômetros de Salvador, a capital baiana.

Muitas são as cores de Caraíva, local importante para o turismo baiano (Foto: Marilene Tuler)
Segundo o IPHAN, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Caraíva é o vilarejo mais antigo do Brasil, considerado por muitos um paraíso, cercado pelo rio Caraíva, pelo oceano Atlântico e por uma reserva de indígenas da etnia Pataxó. A pequena aldeia foi o primeiro assentamento não-indígena do Brasil e credita-se (existem evidências e não provas) que, em Caraíva, Pedro Álvares Cabral teria deixado quatro marinheiros antes de prosseguir sua viagem para a Índia.
Ao longo da colonização, o extrativismo foi a base da economia: aves, animais coloridos e exóticos, peixes e madeiras de lei como o Pau-brasil e o jacarandá foram alguns dos recursos naturais extraídos de um lugar com muitos encantos: as casinhas coloridas, as ruas floridas e o povo acolhedor. Encantam os turistas a Praia da Barra, local para se botar os pés no mar e no rio, e a simplicidade dos nativos, vendendo produtos de artesanato e tratando os turistas com simpatia e respeito. E chamam a atenção os cachorros... para quem gosta, são muitos pelas ruas!
Chegar a Caraíva já é uma aventura: estrada de chão batido, repleta de ondulações e de buracos. Se chover, atoleiros impedem o acesso ao local. Como não há balsa na travessia do Rio Caraíva, os veículos dos turistas e dos moradores ficam no estacionamento à beira do rio, que divide Caraíva do resto do mundo. Realizar a travessia do rio constitui o primeiro passeio, já que, das canoas a remo, é possível fotografar as águas límpidas, a exuberância da Mata Atlântica, os extensos manguezais e as casinhas coloridas.

Barcos no Rio Caraíva, que tem 61 Km de extensão, e nasce no município de Itabela (Foto: Marilene Tuler)
Não é permitido entrar com carro em Caraíva. Como o chão do local é de areia fofa, as pessoas andam a pé, e, muitas vezes, descalças. Existem bugres para passeios e carroças puxadas por cavalos para carregar as malas dos turistas.
Já para chegar a Porto Seguro, pode-se lançar mão do avião, pois a cidade conta com um aeroporto. Caso o turista tenha condições de arcar com os custos das passagens, ultimamente tão caras no Brasil, o transporte aéreo passa a ser uma opção.
Comments